Diálogo Interativo

Espaço para troca de ideias sobre diversos assuntos, com destaque para atualidades, comunicação, política, educação e relações humanas.

10 maio, 2006

Prioridade à Educação tem que deixar de ser mero discurso

Daqui a menos de dois meses, começa oficialmente a campanha eleitoral deste ano. Como a articulação dos prováveis candidatos está entrando na reta final, está na hora deles começarem a mostrar ao país o que pretendem fazer caso sejam eleitos. Muito mais do que nomes, o Brasil precisa de verdadeiros projetos políticos, principalmente numa área extremamente sensível e que ainda é subvalorizada: a Educação.
Ações, projetos e práticas de Educação só dão resultado no longo prazo. Talvez por isso não sejam priorizadas pela maioria de nossos governantes e legisladores, que preferem atender a interesses imediatos e eleitoreiros, na caça ao voto.
Valorizar a Educação passa pela justa remuneração aos profissionais, pela sua preparação e qualificação para o exercício do ensino, pela correta manutenção das escolas, pela orientação aos pais (que, não raro, delegam à escola a tarefa que é deles dentro de casa)...
O tema é amplo demais para ser tratado aqui. Fica a dica para observar e procurar saber o que cada candidato pretende para melhorar a educação do nosso povo. Para o bem das gerações futuras e para o nosso bem também — afinal, muitas das crianças de hoje serão nossos dirigentes amanhã.