Diálogo Interativo

Espaço para troca de ideias sobre diversos assuntos, com destaque para atualidades, comunicação, política, educação e relações humanas.

16 maio, 2006

Lista, lista, lista, lista...

A recente lista de pessoas que teriam contas secretas no exterior, divulgada pela revista Veja, é mais um disparate digno de risadas, principalmente considerando a fonte da "informação": o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, alvo de uma série de suspeitas e investigações.
O negócio já começa errado. A tal fonte pode ter tudo, menos credibilidade para acusar quem quer que seja. E a lista me faz lembrar das listas feitas em Brumadinho. Quem não se lembra das Listas dos Mais Enjoados?
Pra quem não conhece, umas informações sobre a terrinha. Brumadinho tem cerca de 30 mil habitantes e é um dos 34 municípios da Grande Belo Horizonte, situando-se a 55 km da Capital. Cerca de 40% da população mora na zona rural, e o maior componente do PIB é a extração de minério de ferro, feita pela Companhia Vale do Rio Doce, Mannesmann, MBR, Itaminas e outras. Brumadinho nasceu e cresceu meio independente de Belo Horizonte, e só nos últimos 10 anos começou a sofrer a pressão demográfica e imobiliária da Capital. Por essa relativa independência, ainda hoje tem ares de cidade de interior. E como quase todo mundo se conhece, proliferam todo tipo de fofoca, boato, rumor, disse-me-disse. Nesta esteira, certo dia alguém munido de uma máquina de escrever (lembram delas??) e uma máquina de xerox, teve a idéia de listar as pessoas consideradas as mais "intojadas" da cidade e distribuiu. Virou mania e, de vez em quando, uma dessas listas aparece. Por sorte, nunca saí em nenhuma delas. Pode ser que, depois deste texto, alguém me coloque "só pra zuar".
Fechando o círculo: virou moda no Brasil fazer as tais listas. Muito fácil: quero sacanear (desculpem a verborragia) com alguém, crio uma lista, ponho o nome desse alguém, que vai levar meses para recuperar a imagem... Essa de insinuar que o presidente Lula tem conta no exterior foi a maior desfaçatez que li nos tempos atuais. Verdadeiro antijornalismo por parte da Veja.