Diálogo Interativo

Espaço para troca de ideias sobre diversos assuntos, com destaque para atualidades, comunicação, política, educação e relações humanas.

22 setembro, 2006

Por que voto em Roberto Carvalho, 13450, para deputado estadual

Os deputados estaduais são responsáveis pela elaboração de projetos de lei para o Estado no qual atuam, além de fiscalizar e acompanhar as ações do Governo estadual. Por estarem mais próximos do cidadão do que os deputados federais, também encaminham diversas demandas de regiões e cidades, como audiências públicas para tratar de temas determinados, emendas ao Orçamento estadual para melhoria da infra-estrutura das cidades, dentre outras atribuições. Não raro, infelizmente, praticam todo tipo de assistencialismo, o que é também facilitado pela maior proximidade com suas bases eleitorais.
Eu gosto mais do trabalho parlamentar em um universo maior, colocando na ordem do dia o debate sobre grandes temas de interesse estadual ou mesmo regional. Assim, a população vai assimilando a verdadeira função dos deputados estaduais e vai deixando de votar por interesses pessoais e imediatos para assumir uma postura mais coletiva e de apoio a projetos de médio e longo prazo. Tenho esperança de que a população passe, um dia, a usar seu voto para transformações profundas e duradouras, e não como moeda de troca e, por tabela, instrumento de perpetuação da miséria.
Neste sentido, escolhi um candidato que está em seu segundo mandato de deputado estadual, que foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores do DER-MG, que já foi vereador e secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Belo Horizonte. Escolhi um deputado que luta incansavelmente pela saúde, que colaborou diretamente para a transformação do esqueleto do Cardiominas no futuro Centro Metropolitano de Especialidades Médicas, que apóia incondicionalmente o trabalho do prefeito Fernando Pimentel. Escolhi um deputado que faz da atividade parlamentar um instrumento de transformação e de agregação de pessoas com o objetivo de propor políticas de desenvolvimento local e regional. Escolhi o parlamentar que é autor da Emenda Constitucional Estadual 65, que estabelece novas formas de relacionamento entre municípios das Regiões Metropolitanas (RM) do Estado — temos hoje a RMBH e a RM do Vale do Aço — proporcionando a estes municípios o desenvolvimento de políticas conjuntas em todas as áreas da administração pública, sobretudo Educação, Transporte, Saúde, Saneamento, Habitação.
Por todas estas razões, voto em Roberto Vieira de Carvalho, 53 anos, número 13450, para deputado estadual