Diálogo Interativo

Espaço para troca de ideias sobre diversos assuntos, com destaque para atualidades, comunicação, política, educação e relações humanas.

12 setembro, 2010

De olho no voto

Fiz hoje uma coisa que não fazia há muito tempo: assisti a um debate inteiro na TV. Vi pela Rede TV! e fui acompanhando os comentários de jornalistas e de internautas pelo site da Folha. Isso me fez lembrar dos debates das eleições de 1994. Não perdia um. E assistia com caderno e caneta na mão, anotando tudo que os candidatos diziam. Coisa de estudante de jornalismo / engajado / militante.

Não vou ficar aqui analisando desempenho deste/a ou daquele/a candidato/a, até porque, pelos comentários que li na Folha durante o debate, vejo que as opiniões são muito contaminadas pela, digamos, torcida de cada um/a, o que aproxima muito a política do futebol. Faltou uma discussão mais aprofundada sobre alguns temas relevantes e teve muita repetição de clichês, frases de efeito e assuntos que os jornais já vêm martelando há dias. Aí o debate fica meio enfadonho. O que vai pegar mesmo é o da Globo, marcado para o dia 30. Tem um formato diferente, tem muuuito mais audiência e vai acontecer a menos de 60 horas do início da votação.

As pesquisas mostram uma larga vantagem de Dilma Rousseff. Acho que a influência que o debate global pode ter é a eleição presidencial ter ou não segundo turno. E só.

Considerando a baixíssima audiência da Rede TV!, o eleitorado vai mesmo se guiar pela repercussão do debate que os jornais derem a partir deste momento.